Como Jogar em Cenários de RPG Prontos

Atualizado: 15 de set. de 2022

Welcome Stranger! Seja bem-vindo ao artigo que responderá aquela que é uma questão recorrente no mundo do RPG: “Como jogar num cenário pronto?

Primeiramente, o que é um cenário pronto?

Chamamos assim aqueles cenários já definidos e finalizados, pelo menos do ponto de vista inicial. Um bom cenário pronto de RPG já te entrega as armas para que você desbrave sua imensidão e diversidade sem se preocupar em criar do zero uma lore ou tesouros, por exemplo.

Cenários de qualidade se preocupam em entregar para mestres e jogadores um ambiente coeso e de altíssima imersão, sendo indicado para todos aqueles que querem dar asas à imaginação.

Bem, então ele não me diz o que fazer?

Essa, na opinião dos mais acostumados ao método, é a melhor parte! Não, de forma definitiva. O cenário é de fato o lugar, o universo onde se passará a sua própria história e/ou aventura.

O conceito vai na contramão das aventuras prontas, scriptadas. Quando se usa um cenário já construído é justamente o contrário, é você quem assume o controle dali para frente. O que você terá, na verdade, é uma infinidade de variados caminhos para seguir, soltando sua imaginação e criatividade.

Ok, mas como vou descobrir esses “caminhos”?

Bons autores deste tipo de conteúdo recheiam o livro do cenário com vários desses ganchos – por assim dizer – de aventuras. Desde a história prévia do cenário até mesmo lendas ou conflitos ali existentes, por exemplo. Em cada uma delas você encontrará formas de seguir uma história.

Além disso! O próprio entendimento sobre o cenário te mostrará de forma muito natural, qual abordagem tomar, e como chegar até ela.

Essa é uma dica para narradores, certo. Mas como passo o conceito para meus jogadores?

A dica aqui é bastante direta. Você, Mestre, deve decidir isso, afinal é você que dará rumo às aventuras vividas, é você quem ditará o rumo ou abordagem inicial de cada história. Então, a melhor instrução é que o narrador da campanha leia primeiro o livro do cenário e o entenda, para que, dessa maneira, possa decidir o que deve ou não ser previamente avisado para os jogadores.

Exemplo? Bem, usaremos aqui um bastante simples. Pense comigo num ambiente onde, secretamente, está para se despertar um grande mau, uma entidade milenar que mudará os rumos de tudo por ali. Imagine o cenário onde seus aventureiros já sabem disso antes mesmo da campanha iniciar, consegue imaginar como eles abordariam a situação?

Agora inverta a situação. Imagine que isso, assim como para a maioria dos personagens daquele cenário, será uma surpresa para seus aventureiros. A abordagem muda consideravelmente, certo?

É aí que queremos chegar. Não há escolha certa ou errada, tudo varia da interpretação do narrador e de qual abordagem ele irá escolher para sua campanha.

Então, concluindo…

O que se pode concluir disso tudo é que não há forma melhor e mais prática de se imergir de forma rápida e facilmente num cenário de RPG como nos cenários prontos.

Um ambiente construído por autores profissionais que cuidarão para que tudo seja coeso, tanto para mestres quanto para jogadores, prendendo-os e imergindo-os naquilo que é tão real que mais parece um universo de verdade, onde tudo conversa entre si de forma natural.

E onde encontro esse tipo de coisa?

O Clube dos Taberneiros é destaque quando o assunto são cenários, produzindo regularmente cenários de altíssima qualidade, além dos extras maravilhosos como Geradores de Aventuras ou Loot de Itens, por exemplo.

Os cenários disponibilizados são sempre dos temas mais variados, sendo que até a data da publicação deste artigo os autores já construíram cenários dos mais diversos, como Marítimos, Medievais, Velho oeste, Oriente Feudal, Pós Apocalíptico, Dark Fantasy e muitos outros!

E caso você não tenha interesse em uma assinatura, mas apenas um cenário avulso, confira também nossa loja, onde disponibilizamos os cenários antigos produzidos!

Esperamos você no Clube, nobre mestre!

E desejamos boas aventuras!

O Taberneiro.